top of page

Cartilha Aprendendo a poupar na escola - Como levar educação financeira para a sala de aula

Primeiro Ano

De onde vem e para onde vai meu brinquedo?
Áreas do conhecimento:

Ciências, Matemática e Geografia

Habilidades BNCC:

(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente;

(EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção;

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Competências da Educação Financeira:

C 02 Participar de decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis;

C 09 Cuidar de si, da natureza e dos bens comuns considerando as repercussões imediatas de ações realizadas no presente.

De onde vem e para onde vai o dinheiro?
Áreas do conhecimento:

Geografia, História, Matemática e Artes

Habilidades BNCC:

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade;

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade;

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante;

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Competências da Educação Financeira:

C 01 Debater direitos e deveres;

C 02 Participar de decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis.

Segundo ano

O valor da água para o planeta e para o bolso
Áreas do conhecimento:

Geografia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática

Habilidades BNCC:

(EF02GE11) Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo;

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral;

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses;

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

Competências da Educação Financeira:

C 02 Participar de decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis;

C 03 Distinguir ou harmonizar desejos e necessidades de consumo e poupança no contexto do planejamento financeiro do projeto de vida familiar;

C 10 Cuidar de si, da natureza e dos bens comuns considerando as repercussões futuras de ações realizadas no presente.

Planejando as compras de supermercado
Áreas do conhecimento:

Língua portuguesa, Geografia e Matemática

Habilidades BNCC:

(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;

(EF02GE04) Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares;

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

Competências da Educação Financeira:

C 04 Ler e interpretar textos do universo de Educação Financeira;

C 03 Distinguir ou harmonizar desejos e necessidades de consumo e poupança no contexto do planejamento financeiro do projeto de vida familiar;

C 06 Participar de decisões financeiras considerando necessidades reais.

Terceiro Ano

Quanto custa cuidar de um animal de estimação?
Áreas do conhecimento:

Ciências, Matemática e Língua Portuguesa

Habilidades BNCC:

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo;

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais;

(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Competências da Educação Financeira:

C 02 Participar de decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis;

C 08 Elaborar planejamento financeiro, conforme seu potencial de entendimento;

C 10 Cuidar de si, da natureza e dos bens comuns considerando as repercussões futuras de ações realizadas no presente.

 

Do lixo ao luxo
Áreas do conhecimento:

Geografia, História e Matemática

Habilidades BNCC:

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno;

(EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos;

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Competências da Educação Financeira:

C 02 Participar de decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis;

C 07 Atuar como multiplicador;

C 10 Cuidar de si, da natureza e dos bens comuns considerando as repercussões futuras de ações realizadas no presente.

Quarto Ano

Como economizar para realizar um sonho?
Áreas do conhecimento:

Língua Portuguesa, Matemática e Geografia

Habilidades BNCC:

(EF04LP09) Ler e compreender, com autonomia, boletos, faturas e carnês, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero (campos, itens elencados, medidas de consumo, código de barras) e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto;

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável;

(EF04GE08) Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias primas), circulação e consumo de diferentes produtos;

Competências da Educação Financeira:

C 04 Ler e interpretar textos do universo de Educação Financeira;

C 08 Elaborar planejamento financeiro, conforme seu potencial de entendimento;

C 10 Cuidar de si, da natureza e dos bens comuns considerando as repercussões futuras de ações realizadas no presente.

Ganhar ou fazer dinheiro?
Áreas do conhecimento:

Geografia, História e Artes

Habilidades BNCC:

(EF04GE07) Comparar as características do trabalho no campo e na cidade;

(EF04HI06) Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização;

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Competências da Educação Financeira:

C 01 Debater direitos e deveres;

C 06 Participar de decisões financeiras considerando necessidades reais;

C 08 Elaborar planejamento financeiro, conforme seu potencial de entendimento.

Quinto Ano

Receitas de economia
Áreas do conhecimento:

Ciências, Língua Portuguesa e Matemática

Habilidades BNCC:

(EF05CI08) Organizar um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, idade, sexo etc.) para a manutenção da saúde do organismo;

(EF05CI09) Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física etc.);

(EF05LP23) Comparar informações apresentadas em gráficos ou tabelas;

(EF05MA25) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

Competências da Educação Financeira:

C 03 Distinguir ou harmonizar desejos e necessidades de consumo e poupança no contexto do planejamento financeiro do projeto de vida familiar;

C 06 Participar de decisões financeiras considerando necessidades reais;

C 10 Cuidar de si, da natureza e dos bens comuns considerando as repercussões futuras de ações realizadas no presente.

 

Como organizar um orçamento?
Áreas do conhecimento:

Matemática, Geografia e Língua Portuguesa

Habilidades BNCC:

(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros;

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços;

(EF05LP17) Produzir roteiro para edição de uma reportagem digital sobre temas de interesse da turma, a partir de buscas de informações, imagens, áudios e vídeos na internet, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Competências da Educação Financeira:

C 04 Ler e interpretar textos do universo de Educação Financeira;

C 06 Participar de decisões financeiras considerando necessidades reais;

C 08 Elaborar planejamento financeiro, conforme seu potencial de entendimento.

bottom of page